PROPOSTA PEDAGÓGICA

A Escola Dom Basílio acredita que a educação precisa ser considerada como processo para o desenvolvimento do ser humano de maneira integral e assim ser mecanismo gerador das transformações sociais. A educação torna-se à base para aquisição de autonomia, fonte de visão prospectiva, fator de progresso econômico, político e social. É o elemento de integração e conquista do sentimento e da consciência de cidadania.

Nesse contexto, o intuito é formar cidadãos capazes de analisar, compreender, interagir e intervir na realidade social, econômica e política, visando o bem-estar do sujeito no plano pessoal e coletivo. Para alcançar esses fins, torna-se necessário desenvolver no aluno alguns pressupostos: a criatividade, criticidade, a capacidade analítica e de síntese, o autoconhecimento, sociabilidade, a autonomia, e a responsabilidade. Desta maneira, acredita-se na valorização de um homem com aptidões e atitudes para colocar-se a serviço do bem comum, desenvolver espírito solidário, a capacidade afetiva, despertar o desejo pelo saber e fazer uso social do conhecimento e o desenvolvimento do trabalho.

A educação para a Escola Dom Basílio compreende o educando: como um sujeito único, que de porte de seus direitos como previsto na constituição a educação possa desenvolver as competências necessárias para a sociedade civil, que são: ler, escrever, expressar-se, calcular, resolver problemas, usar as tecnologias e respeitar a diversidade cultural.

Corroborando com as explicitações, a escola Dom Basílio se organiza de forma sistemática e planejada, a qual o processo educativo envolve valores éticos em que o homem possa perceber a necessidade para sua integração e crescimento como pessoa participante do convívio sócio cultural.

Ao longo de oito anos a escola vem passando por processos de transformações, estudo e reorganização pedagógica curricular, optando em desenvolver um trabalho pautado na Proposta Pedagógica Sócio-Interacionista, baseada nos estudos dos teóricos Jean Piaget (1989), Vygotsky (1973) e Henri Wallon (1975) entre outros, que compreendem o ensino numa perspectiva de levar o educando a explorar e descobrir possibilidades do seu físico, intelecto, das relações com o meio e assim, construir e desenvolver habilidades, conceitos e competências necessárias para aquisição dos saberes necessários a construção de sua história enquanto ser pensante, ativo e refletivo.

Vale ressaltar que a instituição alicerçada na Constituição Federal que nos permite ser um pais laico, defende os princípios da família, cristãos confessionais como fonte para os princípios educacionais, considera e os inclui no seu trabalho pedagógico, num processo articulado, alinhado, avaliado por meio da interação e integração.

NOSSA EQUIPE

O corpo docente é formado por:

• 16 Pedagogas (educadoras da educação infantil e fundamental I)
  • 2 Professores de Educação Física
  • 2 Professores de Língua Inglesa
  • 1 Professora de Balé
  • 1 Professor de Capoeira
  • 1 Coordenadora Pedagógica
  • 1 Articuladora Pedagógica

ARTE, ESPORTE E CIDADANIA

O Currículo é uma construção histórica, fruto de uma seleção condicionada por múltiplas questões sociais, internas e externas à educação, cuja intenção maior é a estruturação dos conteúdos e experiências de aprendizagem formal e informal, que articuladas como proposta política pedagógica sugere a produção de uma aprendizagem significativa, que traduz a forma de se perceber o mundo e as suas nuances, como também a intervir e atuar frente aos problemas concretos da vida social. Assim, se põe na mesa das discussões as transformações que vem ocorrendo na educação e as exigências que influenciam as práticas pedagógicas e a organização escolar no que tange a um currículo articulado e contextualizado.

Nesta perspectiva a Escola Dom Basílio acredita numa concepção de currículo espiral, fundamentada numa estrutura interdisciplinar articulada a eixos temáticos e as especificidades das áreas de conhecimento. Esta concepção favorece uma rede de saberes que contribui para uma formação de qualidade dos estudantes e progressão dos conteúdos, a fim de minimizar a fragmentação das áreas e potencializar a construção de um sujeito cognoscente no qual imanência e transcendência se harmonizam e se complementam no ambiente dinâmico da escola.

Os estudos e conhecimentos construídos nas artes, esporte e cidadania são trabalhados de forma interdisciplinar a partir de projetos pedagógicos que visem a compreensão e o fazer artísticos das crianças a partir de estudos de artistas nas diversas áreas: música, dança, pinturas, artes plásticas essas atividades são desenvolvidas com estudos sequenciados, visita á espaços culturais de nossa cidade como o Amélio Amorim, CUCA, mostra de artes, oficinas de artes, realizada na escola entre outras.

O esporte faz parte do desenvolvimento das crianças no dia a dia da escola, com o objetivo de trabalhar o corpo, ampliar a coordenação motora ampla, o trabalho cooperativo, respeito, regras e a saúde física e emocional das crianças são desenvolvidas atividades de corpo e movimento com os professores de educação física, as crianças também participam da atividade física capoeira como processo de valorização sociocultural das raízes feirense e brasileira como também das aulas de Ballé. Articulando as atividade com projetos de apresentação cultural e gincana.

Captamos, entendemos e treinamos

o aluno para expressar todo potencial

que tenha dentro do si.

#sejaDom

Conheça nossos diferenciais

QUERO CONHECER

©2019 - Escola Dom Basílio - Todos os direitos reservados.