O Currículo é uma construção histórica, fruto de uma seleção condicionada por múltiplas questões sociais, internas e externas à educação, cuja intenção maior é a estruturação dos conteúdos e experiências de aprendizagem formal e informal, que articuladas como proposta política pedagógica sugere a produção de uma aprendizagem significativa, que traduz a forma de se perceber o mundo e as suas nuances, como também a intervir e atuar frente aos problemas concretos da vida social. Assim, se põe na mesa das discussões as transformações que vem ocorrendo na educação e as exigências que influenciam as práticas pedagógicas e a organização escolar no que tange a um currículo articulado e contextualizado.
Nesta perspectiva a Escola Dom Basílio acredita numa concepção de currículo espiral, fundamentada numa estrutura interdisciplinar articulada a eixos temáticos e as especificidades das áreas de conhecimento. Esta concepção favorece uma rede de saberes que contribui para uma formação de qualidade dos estudantes e progressão dos conteúdos, a fim de minimizar a fragmentação das áreas e potencializar a construção de um sujeito cognoscente no qual imanência e transcendência se harmonizam e se complementam no ambiente dinâmico da escola.
Os estudos e conhecimentos construídos nas artes, esporte e cidadania são trabalhados de forma interdisciplinar a partir de projetos pedagógicos que visem a compreensão e o fazer artísticos das crianças a partir de estudos de artistas nas diversas áreas: música, dança, pinturas, artes plásticas essas atividades são desenvolvidas com estudos sequenciados, visita á espaços culturais de nossa cidade como o Amélio Amorim, CUCA, mostra de artes, oficinas de artes, realizada na escola entre outras.
O esporte faz parte do desenvolvimento das crianças no dia a dia da escola, com o objetivo de trabalhar o corpo, ampliar a coordenação motora ampla, o trabalho cooperativo, respeito, regras e a saúde física e emocional das crianças são desenvolvidas atividades de corpo e movimento com os professores de educação física, as crianças também participam da atividade física capoeira como processo de valorização sociocultural das raízes feirense e brasileira como também das aulas de Ballé. Articulando as atividade com projetos de apresentação cultural e gincana.